Tire suas dúvidas

A autopublicação, também conhecida como self-publishing, é uma modalidade de publicação que surgiu como alternativa para autores independentes que não querem, ou não conseguem, publicar seus livros nas editoras tradicionais.

Há dois motivos principais que levam o autor a optar pela autopublicação. O primeiro está no controle que o autor pode ter em todas as etapas do processo editorial. Na Labrador, o autor participa de todos os estágios que quiser –  checa e aprova a diagramação e as eventuais mudanças sugeridas na revisão. A capa, o papel do livro e diversos outros detalhes também passam pela aprovação do autor. O segundo está na possibilidade de publicar uma obra sem a necessidade de seguir a linha editorial das editoras comerciais.

Peça seu orçamento aqui e conte um pouco mais sobre o que deseja publicar. A equipe Labrador analisará seus objetivos e responderá com um projeto sob medida. Na Labrador você pode realizar todo o processo de publicação, desde o aprimoramento de seu original até a divulgação e distribuição do livro.

Não. Você deve apenas enviar seus dados de contato e informações sobre seu livro para que possamos analisar. Entraremos em contato para entender os detalhes do projeto e, quando for necessário, solicitaremos seu original.

Caso você não queira enviar o original, nos encaminhe os dados do livro e o número de caracteres com espaços. Se preciso entraremos em contato para entender os detalhes do projeto.

Na Labrador seu livro terá  ISBN e a Ficha Catalográfica. Saiba mais sobre esses dois registros em nossa página de Serviços Editoriais. Para publicar conosco, não há necessidade de registrá-lo junto à Biblioteca Nacional.

Para publicar com a Labrador não. O código de ISBN é único para cada versão do livro e a Editora irá solicitar um novo. Mas não se preocupe é um processo simples e barato.

A Labrador oferece serviços completos nas áreas de Edição, Marketing e Distribuição, como revisão de texto, diagramação, impressão, divulgação, eventos de lançamentos, campanhas de crowdfunding e distribuição para as maiores livrarias do Brasil. Para saber mais e ler detalhadamente sobre cada departamento, visite a aba serviços da nossa página principal.

Sim. Faremos a análise dos seus objetivos e de seu original para recomendar os serviços que acreditarmos pertinentes. E você decide quais deseja contratar.

Sim, um editor acompanhará cada etapa de produção do seu livro e estará em contato constante com o autor.

O tempo de produção de uma publicação varia, pois dependerá das características do original e dos objetivos do autor. Geralmente solicitamos um prazo de 90 dias a partir do fechamento do contrato.

Sim. O autor que publica seu livro pela Labrador pode escolher a melhor forma de divulgá-lo. Oferecemos serviços de marketing cuja contratação é opcional.

Sim. No entanto, por fazer autopublicação de qualidade, nossa equipe vai analisar seu projeto e recomendar os serviços que considerar adequados.

Criamos os pacotes Universitário, Explorador, Versátil e Arrojado para você se inspirar e conhecer os serviços disponíveis para publicar seu livro. Mas, na hora de preencher o formulário de orçamento, você pode escolher apenas o pacote, o pacote + serviços adicionais, ou selecionar apenas serviços.

Sim. Inclusive, caso tenha os arquivos abertos do livro (no formato .indd) podemos fazer apenas uma adaptação da diagramação e capa, incluindo apenas o nosso logo, ISBN e código de barras sem a necessidade de investir novamente em toda a produção editorial.

O investimento a ser feito para uma publicação varia bastante, pois dependerá das características do original e dos objetivos do autor. Entre em contato conosco e faremos um projeto sob medida para suas necessidades.

Trabalhamos com depósito bancário e cartão de crédito. Geralmente a primeira parcela é paga ao fecharmos o contrato, a segunda é paga após 30 ou 45 dias e a última na entrega dos exemplares. Há a possibilidade também de dividir em mais vezes entre a primeira e a última parcela.

Sim, inclusive atendemos a Livraria Cultura diretamente no caso dos livros impressos. Para as demais livrarias, trabalhamos com a Catavento, a melhor distribuidora do Brasil, que faz com que nossos livros tenham um grande alcance, podendo chegar às estantes das maiores livrarias do país. As principais livrarias físicas atendidas são a Cultura/Fnac, Saraiva, Vila, Martins Fontes e Travessa, além de redes como a Curitiba e a Leitura. No caso dos livros digitais, nossa distribuidora é a Bookwire, que leva nossos títulos para as maiores lojas online do mundo, como Apple, Google, Amazon, Cultura e Saraiva, além de diversas outras lojas internacionais.

Essa decisão é tomada pela Editora Labrador em parceria com o autor, levando em conta os custos de impressão e distribuição. Mas o autor pode vender seus livros diretamente para os consumidores pelo preço que julgar adequado.

Enviamos um relatório para o autor a cada 6 meses, com os registros de vendas do livro. Mas o autor também pode entrar em contato no meio deste período que fornecemos as informações.

Isso não é um problema. Você pode publicar o livro pela Editora Labrador, fazer cópias impressas para distribuir conforme sua vontade e não disponibilizar o livro para venda. É possível ainda distribuir o livro digital gratuitamente em algumas das mais importantes lojas de todo o mundo.

Para utilizar o selo Labrador e nossos serviços de distribuição, sim. Importante deixar claro que o autor retoma os direitos autorais quando quiser.

O percentual pode variar por projeto. No mínimo 30% sobre o preço líquido de venda para cada livro impresso e 40% no caso dos livros digitais.

Os pagamentos são feitos a cada 6 meses diretamente na conta do autor.

Sim. Basta nos informar, e, em pouco tempo, os direitos autorais serão revertidos para o autor, que poderá publicar com quem quiser.